Confiança - Voce a possui ?


Significado

Confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente considerando-a. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro. Aceitar a priori a decisão de outra pessoa. Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ouamor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade.Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa.

Surgimento

O grau de confiança entre duas pessoas é determinado pela capacidade que elas têm de prever o comportamento uma da outra. Tem como base experiências passadas que corroboram um padrão esperado, valores compartilhados percebidos como compatíveis. Também é "a expectativa que nasce no seio de uma comunidade de comportamento estável, honesto e cooperativo, baseado em normas compartilhadas pelos membros dessa comunidade". Quando isso ocorre, tenho condições de prever o comportamento do outro em uma dada circunstância.

Confiança é previsibilidade do comportamento. Ao observar o comportamento de alguém, somos capazes de identificar os valores que determinam por que as pessoas se comportam de uma determinada maneira. Portanto, quando digo que confio em alguém, estou querendo dizer que:

a) pertencemos à mesma comunidade de valores, e

b) sei que ele estará tão orientado para atender a meus/nossos interesses quanto eu próprio estaria se estivesse no lugar dele

Quando isso acontece, as pessoas não negociam: elas são capazes de entregar um cheque em branco e assinado. Assim, a quantidade e a freqüência das negociações podem ser indicadores de que nem tudo vai bem. Se a oportunidade de negociar pode ser um indício de relações democráticas e igualitárias, o excesso de negociações é um indicador seguro de falta de confiança porque, no limite, quando eu confio totalmente, não negocio. Assim, quanto maior o número de negociações, menor a abertura entre os interlocutores.


(Fonte: Wikipédia)





Gostou desta postagem, deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter Assine nossa Newsletter Siga-nos diHITT Facebook Twitter

4 comentários:

  1. Esta ai algo dificil de se encontrar hoje em dia
    principalmente no que diz respeito a relacionamentos

    ResponderExcluir
  2. Amigo Madresgate, sua postagem está excelente meu caro amigo. A confiança é a base de tudo na vida das pessoas, e a afinidade que existe entre elas é que vai definir o grau de confiança entre as mesmas. A palavra confiança tem um grande significado, pois a partir do momento que perdemos a confiança, em qualquer pessoa que seja, muita coisa também se perde, e, muitas vezes, até o respeito que tínhamos deixamos de ter. Parabéns pela brilhante postagem. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  3. Em mim, tenho plena confiança, mais quando se refere aos outros, dou o voto sempre alerta.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Oi caro Mad

    Adorei a postagem, um dos principios basicos, é a confiança, em nos mesmo e nos outros, primeiro temos que acreditar na gente, para que os outros tambem possam acreditar.Mas o mundo hoje em dia esta tao louco, que eu confio , desconfiando um pouco, mas prefiro dar um credito de confiança até que me provem o contrario.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS
- Não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de discriminação, racismo, ou apologias.
- Não coloque links nos comentários.
- Faça seu comentário relativo ao artigo apresentado.
- Grato pela compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Web Analytics