Esopo - O Fabulista



Esopo é um lendário autor grego, que teria vivido na Antigüidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.

As Fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine.

Fabulista grego do século VI a.C.. O local de seu nascimento é incerto — Trácia, Frígia, Etiópia, Samos, thamires e Sardes todas clamam a honra. Eventualmente morreu em Delfos. Na verdade, todos os dados referentes a Esopo são discutíveis e trata-se mais de um personagem lendário do que histórico.

A única certeza é que as fábulas a ele atribuídas foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Falero, em 325 a.C..

Esopo teria sido um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Ao que tudo indica, viajou pelo mundo antigo e conheceu o Egito, a Babilônia e o Oriente. Concretamente, não há indícios seguros de que tenha escrito qualquer coisa.

Esopo foi um escravo libertado pelo seu senhor, que ficou encantado com seu dom ele fez muitas fabulas que espiraram outras de outros lendários escritores como pero e La Fontaine.

Entretanto, foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas histórias, de caráter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Na Atenas do século V a.C., essas fábulas eram conhecidas e apreciadas.

As fábulas que lhe são atribuídas sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas). Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.

Assim como Homero, as fábulas de Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos, por isso não foram escritas pelo seu suposto autor. Mais de duzentos anos depois da suposta morte de Esopo é que as fábulas foram reunidas e escritas.

O escritor russo Liev Tolstói escreveu adaptações livres de algumas fabulas de Esopo.

Suas Fabulas

A Formiga e a Pomba - A Galinha e os Ovos de Ouro - A Mulher e sua Galinha - A Mula - As Árvores e o Machado - As Lebres e as Rãs - O Asno, a Raposa e o Leão - O Asno e o Velho Pastor - O Boi e a Rã - O Cão e o Lobo - O Asno em Pele de Leão - O Cachorro e sua Sombra - O Carvalho e os Juncos - O Cavalo e o Tratador de Cavalos - O Cego e o Filhote de Lobo - O Filhote de Cervo e sua Mãe.

(Fonte:Wikipédia)




Gostou desta postagem, deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter Assine nossa Newsletter Siga-nos diHITT Facebook Twitter

12 comentários:

  1. Amigo Madresgate, fiquei maravilhado com a sua postagem, pois você bem sabe que sempre coloco em meu Blog as fábulas de Esopo, e quando criei o Blog, pois esta não era a minha intenção, fiquei pensando o que eu poderia postar, sendo que não escrevo nada, e só me dedico a leitura. Foi daí que resolvi postar as fábulas de Esopo, já que são estórias de reflexão, e que podem ajudar muitas pessoas. Meu caro amigo, só posso lhe agradecer por sua postagem, que fez com que eu tivesse mais vontade ainda de postar essas lindas fábulas. Parabéns pelo belíssimo artigo. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  2. Oii Mad

    Amei seu post, na verdade eu adoro as fabulas, mas sinceramente nao conhecia e nem sabia que era de Esopo , adorei saber e ele foi uma pessoa bem interessante, as fabulas que mais gosto, é a da galinha e seus ovos de ouro e o cão e o lobo.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  3. Mad,

    Que linda postagem meu amigo!!!

    Eu já conhecia a história de Esopo, mas tenho certeza que muitos dos nossos amigos irão adorar conhecer um pouco mais desse contador de estórias.

    E agora, com o nosso amigo Roniel, que está postando estas belas fábulas em seu Blog, ficou ainda mais interessante a sua postagem.

    Parabéns pela escolha do tema.

    Adorei!

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  4. Amigo muito bom seu post algumas fabulas eu li e tenho como preferida a "O Asno em Pele de Leão.
    parabéns amigo pelo post.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  5. Uma excelente matéria sobre o autor grego Esopo. E as fábulas dele conheço quase todas.
    abçs

    ResponderExcluir
  6. Querido Amigo Mad

    Foi muito bom voce ter apresentado esta postagem, muitos como eu, não conheciamos esta personalidade, mas já apreciamos suas fabulas. Como voce mesmo disse em resposta ao comentário do amigo Roniel, é bom aumentar nosso conhecimento, parabens pela iniciativa.Beijos
    Maria

    ResponderExcluir
  7. SAUDAÇÕES!
    AMIGO, o seu artigo além de ser fascinante nos presenteia com um dos registros mais importante da história universal, é o que penso, por vezes fico a imaginar quantos estudiosos se dedicaram aos estudos sobre a consagrada obra de Esopo para construir as suas, acho que milhares.
    Parabéns por mais um excelente post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou fã das fabulas e este ano estou estudando com minha filha as fabulas de Esopo. Interessante como ela, ainda pequena, consegue entender direitinho o ensinamento.

    ResponderExcluir
  9. Olá querido amigo Mad,

    Felicito-o pelo magnífico texto que registra parte da história do fabulista grego Esopo.

    As fábulas que escreveu mexeu com a imaginação da maioria das crianças e adultos, pois suas fábulas já passaram pelos olhos de toda população mundial, transmitindo ensinamentos morais e éticos.

    Parabéns pelo post.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  10. Mad,as fábulas de Esopo são divinas e repletas de sabedoria, e sempre nos dão grandes ensinamentos para vida.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Meu Querido Amigo Mad

    Só passei para lhe dar os parabéns por mais esta linda postagem com uma grande fonte de conhecimento a respeito deste que foi o "pai" das fábulas e que muito contribui para a literatura atual. Um beijão querido
    Karla

    ResponderExcluir
  12. Valeu!!!!!!!!! tive que prcurar uma pesquisa falando quem e Esopo(nome estranho né) tava doidinha ja sem esperanças quando tinha esse sita na lista por sorte entrei e achei :-) foi D+ pulei de alegria gostei do site tem tudo que preciso eu nao te conheço(o dono do site) mas meus parabens sou do 6 ano e todo dia tem trabalho da escola parabens. BJJJJS!

    ResponderExcluir

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS
- Não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de discriminação, racismo, ou apologias.
- Não coloque links nos comentários.
- Faça seu comentário relativo ao artigo apresentado.
- Grato pela compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Web Analytics