Conhecimento Científico x Conhecimento Popular



O conhecimento é algo que todos necessitam, é fundamental na vida do homem, pois torna a vida mais aceitável e efetiva.
O conhecimento só se torna possível por meio da interação com a realidade.
O conhecimento cientifico tem como objeto estudar e esclarecer os fatos ocorridos no universo.
Adquirir o conhecimento é fundamental para que o individuo não seja oprimido, pois da mesma forma que o conhecimento liberta ele também oprime.
A ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser recolhidos de modo programado, sistemático e ponderado, para então ser submetido a avaliação e verificação de sua validade. A ciência ocupa-se dos fenômenos que ocorrem na natureza, dos objetos ideais e dos acontecimentos culturais.

Então, é fundamental conhecer a ciência, pois assim ela nos ajudará a entender com clareza os acontecimentos do universo, que muitas vezes são de difícil compreensão. Sem a ciência o homem não teria consciência de si e dos múltiplos acontecimentos a sua volta. No entanto, à medida que o individuo obtém conhecimento, ele se liberta da ignorância, e vai se tornando o “senhor da situação”.
No entanto, o conhecimento não é privilégio de alguns, mas de todo ser humano. Pois o homem é o único ser com a capacidade de pensar. Somos seres pensantes. Diferentemente da ciência, o conhecimento popular é intuitivo, espontâneo, com forte inclinação para erros, pois não é estudado, analisado e comprovado, por exemplo: quando olhamos para o céu e afirmamos que irá chover, não se teve estudo algum em relação a esta afirmação, mas se sabe que provavelmente choverá, pelo simples fato de o céu estar coberto de nuvens.
A ciência tem uma explicação para este fenômeno. Para isso, primeiramente o fenômeno foi estudado, as informações foram recolhidas para serem analisadas e depois confirmadas.

O mesmo não acontece com o conhecimento popular. As informações que são transmitidas não tem embasamento teórico. Mas existe algo de semelhante entre os dois tipos de conhecimentos, a forma em que é narrado o fenômeno, muitas vezes é o mesmo. O fenômeno do céu nublado, por exemplo, o cientista tem todo um estudo comprovado que após ficar nublado provavelmente choverá. No conhecimento popular não se tem comprovação de que choverá, mas geralmente chove após o céu ficar nublado, então isto se torna uma verdade popular, que será passado para outras gerações.
Outro exemplo que pode ser citado é o fato de uma pessoa chamar a outra de “histérica”, pelo simples fato de está gritando com alguém. Este é um termo próprio da psicologia científica. Não houve uma preocupação em definir a palavra usada, e nem por isso deixou de ser entendida pelo outro. Podemos até está próximo da ciência, na maioria das vezes nem o sabemos.
Por fim, é necessário que se obtenha o conhecimento, e sobre tudo o conhecimento cientifico, para que se tenha uma visão verdadeira das coisas e acontecimentos que nos rodeiam.

Por: Regiane Vieira Hatchwell
(Fonte: Brasil Escola)
Gostou desta postagem, deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter Assine nossa Newsletter Siga-nos diHITT Facebook Twitter

6 comentários:

  1. Olá amigão,
    Excelente post.
    Sabedoria popular, como sobreviver cientificamente sem este saber? Não, é impossível.
    Como dizia Paulo Freire, "Vivendo e aprendendo".
    Grande abraço.
    Vou indicar.

    ResponderExcluir
  2. Mad,

    Muito bacana o seu texto!
    Esse conhecimento popular é, também, conhecido como "senso comum". São questões científicas incorporadas ao saber popular, como você citou no texto. As pessoas detém o conhecimento sobre determinado fato e a Ciência explica como acontece. Essa é a única diferença entre esses saberes.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mad,

    Adorei a sua matéria sobre os tipos de conhecimentos.

    O processo cognitivo vai muito além de bases empíricas, e na maioria das vezes podemos saber e conhecer algo sem termos essas provas empíricas.

    O simples fato de sabermos se vai chover ou não, já é um alerta que nosso cérebro nos envia através desse processo de cognição instintiva.

    Esse tema é fantástico, e você poderia postá-lo novamente, com mais abrangência.

    Adorei!

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  4. Realmete, o conhecimento organizado é a base do conhecimento científico.
    Só imaginei que tivesse a ver com conhecimento medicinais indígens, por exemplo, que conhecem a cura de inúmeras doenças apenas pelo fato de extrair da terra o seu conhecimento. Algué testou e deu certo, e passam este coinhecimento de geração à geração, muitas vezes sem base científica alguma.
    O difícil é conciliar o popular com o científico.

    Muito bom post!

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Mad!
    Gostei do post. E acho fundamental termos uma boa base científica para entendermos melhor o mundo que vivemos.
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  6. EXCELENTE post! Eu achei fundamental a passagem: "O conhecimento só se torna possível por meio da interação com a realidade." O conhecimento só é firmado quando aplicado. Puxa, que coisa fantastica trazer esta questão para que as pessoas possam entender. A ciencia ajuda para que o conhecimento popular se solidifique e seja aceito.

    Eu me lembrei de uma coisa, só acontece com quem mora ou morou no interior. Olhando o tempo, o cheiro da terra, o canto de certo pássaro, o vento, é possível perceber se vai chover, assim como tambem o vagalume tem o seu motivo de aparecer algumas vezes, os sapos tambem. Houve um tempo que eu era capaz de dizer mais ou menos que horas era e acertava, hoje... kkkk... perdidona (para as horas, o resto, acerto e riem de mim, depois ficam mudos).

    Beijos

    ResponderExcluir

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS
- Não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de discriminação, racismo, ou apologias.
- Não coloque links nos comentários.
- Faça seu comentário relativo ao artigo apresentado.
- Grato pela compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Web Analytics