Estudo mostra que mulheres que trataram o câncer de mama podem engravidar.


Conclusão foi apresentada na última Conferência Europeia de Câncer de Mama em Barcelona, Espanha. Entenda.

Você já deve ter ouvido falar que mulheres que trataram o câncer de mama não devem engravidar. O motivo estaria na mudança hormonal que acontece durante a gestação, que poderia tornar o câncer mais agressivo ou reincidente.

Um novo levantamento, apresentado na última Conferência Européia de Câncer de Mama (EBCC7) em Barcelona, Espanha, mostrou que essa não é uma regra e que essas mulheres podem, sim, tentar engravidar, sem que isso represente um risco para elas ou para o bebê.

Para Luiz Henrique Gebrim, mastologista da Unifesp, o trabalho apresentado na conferência é importante por quebrar o mito de que a gravidez é proibida para quem tratou o câncer de mama. No entanto, ele alerta que é preciso avaliar o caso de cada mulher separadamente. Um dos motivos para isso é a idade fértil da mulher. A maior incidência do câncer de mama está na faixa etária acima dos 40; só 10% dos casos acontece em mulheres de 34 a 40 anos. “O tratamento de câncer pode durar de 2 a 5 anos e, se depois desse período a mulher tiver mais de 40, engravidar será naturalmente mais difícil”, explica.

As que optam por engravidar geralmente são aquelas que passam por estágios iniciais do câncer e finalizam o tratamento mais rapidamente. Elas também estão em idade fértil depois de finalizá-lo. Outra alternativa bastante comum, como explica Gebrim, é o congelamento de óvulos, uma opção que deve ser feita ainda antes do início da quimioterapia, já que esse procedimento bloqueia o funcionamento dos ovários.

Mas não são apenas os aspectos biológicos que devem ser levados em conta – e não só pela mulher, mas também pelo seu companheiro. “Os dois precisam estar cientes dos riscos de uma reincidência da doença e, nesse caso, conversar sobre como será a criação do filho”, afirma Gebrim.

Manter-se ativa é fundamental

Exercícios são importantes em qualquer fase da vida. E agora você tem ainda mais um bom motivo para inclui-los em sua rotina. Um estudo realizado pela University of Northern Colorado, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres acima dos 30 anos que praticam mais de uma hora de atividade física por semana reduzem o risco de desenvolver câncer de mama.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os níveis de atividades físicas de 4.296 mulheres em quatro etapas da vida: dos 10 aos 15 anos; dos 15 aos 30; dos 30 aos 50 e a partir dos 50.

O resultado mostrou que o efeito dos exercícios sobre a redução do risco da doença não aparece entre 10 e 30 anos, porém, acima dessa idade manter-se ativa diminui significativamente a chance de a mulher ter câncer de mama.

(Por: Ana Paula Pontes) (Fonte: Revista Crescer)



Gostou desta postagem, deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter Assine nossa Newsletter Siga-nos diHITT Facebook Twitter

12 comentários:

  1. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGO MAD,
    Mesmo levando-se em consideração que cada caso, é um caso, mesmo assim eu acho que é uma ótima notícia. Já pensou tratar-se de uma enfermidade, outrora, sem muitas perspectivas de sucesso absoluto e hoje ter a quase certeza que haverá possibilidades de ser contemplada com outra vida, isso é extraordinário.
    A pesquisa traz dados impressionantes... Valeu a pena conferir!
    Parabenizo-o pela exaustiva pesquisa para nos presentear com mais um post de qualidade.
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Olá querido amigo Mad,

    Parabéns por possibilitar o conhecimento dessa grande notícia aos amigos dihittianos.

    Excelente matéria, de relevante importância e grande interesse público.

    A paz do Senhor!
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Querido Amigo Mad

    Como é bom conferir suas indicações, voce sempre nos agrada com os assuntos que voce aborda, este por exemplo, é muito importante para que as mulheres percebam que após um tratamento eficaz tudo é possível, até mesmo engravidar. Percebo que voce se preocupa muito com as mulheres e assim me sinto muito feliz, e isto te faz um grande amigo. Parabens pela indicação deste artigo tão importante.Beijinhos a voce
    Maria

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu artigo
    Muitos ainda tem medo a respeito de uma gravidez, e este artigo mostra claramente que tudo é possível a partir de um tratamento perfeito. O estudo apresentado requer uma atenção muito grande para quebrar o gêlo de muitas mulheres que ainda possuem duvidas a respeito do assunto. Agradeço por publicar este artigo. Parabens voce merece
    Pryscilla

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela abordagem do assunto, Muito importante e informativo para todas as mulheres.Parabens
    Francisco

    ResponderExcluir
  6. Olá Mad, importante post o seu para evitar que a falta de informação leve a muitas mulheres que se descobrem portadoras do câncer de mama e acham que terão de desistir do sonho de serem mães.Ví outro dia na televisão uma matéria justamente sobre este assunto e existe um estudo que ao contrário que se imaginava a gravidez neste caso até ajuda no controle da doença. Achei super interessante, uma espécie de remédio natural.
    Parabéns pela postagem tão importante não apenas para as mulheres, mais também para os homens que descobrirem suas parceiras nessas condições.
    Beijo no coração amigo.
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  7. De qualquer forma é impreeionante como a medicina vem evoluido.

    ResponderExcluir
  8. Parabens
    Adorei a apresentação deste artigo
    Voce busca sempre informações voltadas para as mulheres, isto é perfeito.

    ResponderExcluir
  9. Parabens
    Ótima abordagem deste assunto tão importante que é a gravidez.

    ResponderExcluir
  10. Amigo Madresgate, parabéns pela matéria de qualidade e interesse geral. Eu mesmo conheci duas mulheres que engravidaram após serem diagnosticadas com câncer de mama. Elas fizeram o tratamento adequado e depois de certo tempo conseguiram engravidar sem maiores problemas para suas saúdes. A informação sobre esse tipo de coisa deve ser repassada sempre, pois muitas pessoas não sabem o que é certo ou não. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa matéria, coisas que se precisam saber.
    abraços forte

    ResponderExcluir
  12. Perfeita postagem amigo
    Muitas mulheres ainda possuem a interrogativa em suas mentes após passarem por situações como esta,devemos sempre buscar maiores informações para atenuar as fases de nossas vidas. Parabens pelo artigo muito informativo

    ResponderExcluir

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS
- Não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de discriminação, racismo, ou apologias.
- Não coloque links nos comentários.
- Faça seu comentário relativo ao artigo apresentado.
- Grato pela compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Web Analytics