Problema Solúvel, ou então, A Seca



Cientistas buscam soluções em grande escala para tentar saciar a sede de um planeta cada vez mais populoso.

A busca por soluções capazes de reverter o quadro de escassez mundial de água é um dos desafios mais importantes da ciência atualmente.
Mas é preciso lembrar que estamos diante do capítulo mais recente da antiga relação entre os cérebros mais brilhantes da humanidade e o mais precioso recurso natural do planeta.
Mais de 71% da superfícia terrestreé coberta por líquido, mas 97,5% desse total corresponde a água salgada.
Dos 2,5% restantes, cerca de dois terços estão congelados, no alto de montanhas ou pólos. Uma das soluções mais óbvias para a obtenção de água potável, portanto, é a dessalinização, técnica dominada há séculos graças a destilação.
Desde os anos 70, países do norte da Àfrica e do Oriente Médio, como israel e Arábia Saudita, investem em tecnologias para realizar o processo.
Hoje, a chamada "osmose reversa" é a maior aposta. Atualmente, cerca de 300 milhões de pessoas consomem a produção de 14.500 usinas espalhadas por 150 países, inclusive o Brasil.
Entenda o processo químico capaz de retirar o sal da água

A "osmose reversa" deixa a água salgada pronta para o consumo humano.
Osmose Regular - A água passa através de uma membrana, indo da solução menos concentrada (água doce) para uma mais concentrada (água salgada).
Equilíbrio - Os dois lados ficam com a mesma concentração de sal. Isso faz com que não haja passagem de água pela membrana.
Osmose Reversa - Se houver uma pressão maior do que a aplicada para obter o equilíbrio, a água "pura" passa do lado mais concentrado (água salgada) para o menos concentrado (água doce).
A "membrana é fundamental para a "osmose reversa", ela é parcialmente permeável e só permite que moléculas de água e não de sal a atravessem. Tecnologias mais avançadas prometem tornar essa filtragem mais eficiente, demandando menos pressão e economizando até 30% de energia utilizada no processo.
"Perto de 1,5 mil comunidades do Nordeste, também do interior, sofriam com vermes, diarreia e até pressão alta", diz Kepler França, pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande (PB).

E o que fazer em regiões remotas da África, onde a única água disponível está parada em poças imundas. Uma solução para esses casos é o Life Straw, um canudo desenvolvido na Dinamarca e distribuído em países como Nigéria e Burkina Faso. Segundo seu fabricante, um poderoso filtro instalado em seu interior elimina até 99,9% das bactérias ou vírus.

Outra invenção que promete levar qualidade de vida a vilarejos remotos é o purificador de médio porte Slinghost, já equipado com gerador de energia, criado pela empresa americana Deka.

No que depender da ciência, haverá uma boa ideia para cada gota d'água desperdiçada.

(Fonte: Revista Isto É)


Gostou deste post? Deixe seu comentário

5 comentários:

  1. Amigo,
    Essa questão da água é preocupante. Meu medo é os outros países voltarem os olhos para cá,pois temos mananciais e querer na marra tomar e /ou administrar o que é nosso. Tenho pavor de guerra.

    ResponderExcluir
  2. Mad!

    Que matéria excelente meu amigo!

    Sabemos que a água que gastamos hoje, poderá faltar no dia de amanhã, portanto, por maior que sejam as soluções encontradas para tratamentos da água, ou para encontrar água e abastecer locais onde esta não é encontrada com facilidade, devemos, antes de tudo, economizar, não desperdiçar água com bobagens.

    Muitas pessoas não se importam, e não estão nem aí com o que possa vir a acontecer no dia de amanhã, mas quem sofrerá com isso são as nossas gerações futuras.

    Eu lembro bem quando minha Tatinha me dizia: Mãe! Não deixe a torneira aberta. Mãe! Precisamos economizar água, pois meus filhos e netos não vão ter água se continuarmos gastando... (infelizmente, ela não terá filhos e netos...), mas ela sempre foi muito consciente.

    Mad, parabéns por postar mais um artigo de qualidade e de grande importância para todos nós.

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiguinho
    Faz muito tempo que eu não apareço para prestigiar os amigos, problemas enfim me impediram, mas tudo esta em ordem agora. Hoje abrindo meus e-mails recebí seu convite e aquí estou para conferir seu artigo que por sinal além de uma fonte de informações nos traz um alerta para os problemas que certamente viveremos pela falta de água. O futuro não é tão distante e pelo que já tomamos conhecimento o problema esta batendo em nossa porta.
    Além desta brilhante apresentação gostaria de registrar que achei muito legal voce ter indicado a Mari para receber o selinho do Principe, voce sabe como cativar as pessoas te adoro por isto, vê se aparece, moro no mesmo lugar e estou com saudades.
    Mil beijinhos
    Karla

    ResponderExcluir
  4. Tambem espero que a "ciência" nao fique apenas em palavras para aplicar as ideias. O mundo pede socorro, e nao pode deixar para resolver em um breve futuro, e sim de imediato.
    abçs

    ResponderExcluir
  5. Muito boa matéria, serve de alerta para a humanidade.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS
- Não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de discriminação, racismo, ou apologias.
- Não coloque links nos comentários.
- Faça seu comentário relativo ao artigo apresentado.
- Grato pela compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Web Analytics