O que é Virtual ?



Entrei apressado e com muita fome no restaurante.

Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos de que dispunha naquele dia atribulado para comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema que estava desenvolvendo, além de planejar minha viagem de férias, que há tempos não sei o que são.

Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga, uma salada e um suco de laranja, pois afinal de contas fome é fome, mas regime é regime, né?

Abri meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:

- Tio, dá um trocado?
Não tenho, menino.

- Só uma moedinha para comprar um pão.
Está bem, compro um para você.

Para variar, minha caixa de entrada estava lotada de e-mails. Fico distraído vendo poesias, as formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas. Ah! Essa música me leva a Londres e a boas lembranças de tempos idos.

- Tio, pede para colocar margarina e queijo também?

Percebo que o menino tinha ficado ali.
OK, mas depois me deixe trabalhar, pois estou muito ocupado, tá?

Chega a minha refeição e junto com ela o meu constrangimento. Faço o pedido do menino, e o garçom me pergunta se quero que mande o garoto ir. Meus resquícios de consciência me impedem de dizer. Digo que está tudo bem.
Deixe-o ficar.
Traga o pão e mais uma refeição decente para ele.

Então o menino se sentou à minha frente e perguntou:

- Tio, o que está fazendo?
Estou lendo uns e-mails.

- O que são e-mails?
São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via Internet.

Sabia que ele não iria entender nada, mas a título de livrar-me de maiores questionários disse:

É como se fosse uma carta, só que via Internet.

- Tio, você tem Internet?
Tenho sim, é essencial no mundo de hoje.

- O que é Internet, tio?
É um local no computador onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem tudo no mundo virtual.

- E o que é virtual, tio?
Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha refeição, sem culpas.

Virtual é um local que imaginamos algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transforma- mos o mundo em quase como queríamos que fosse.

- Legal isso. Gostei!

Mocinho, você entendeu o que é virtual?
- Sim, tio, eu também vivo neste mundo virtual.

Você tem computador?
- Não, mas meu mundo também é desse jeito... Virtual.
- Minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo
- Eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome, e eu dou água para ele pensar que é sopa.
- Minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas eu não entendo, pois ela sempre volta com o corpo.
- Meu pai está na cadeia há muito tempo.
- Mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida muitos brinquedos de Natal, e eu indo ao colégio para virar médico um dia.
-Isto não é virtual, tio?

Fechei meu notebook, não antes que as lágrimas caíssem sobre o teclado.

Esperei que o menino terminasse de literalmente 'devorar' o prato dele, paguei a conta e dei o troco para o garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que eu já recebi na vida, e com um 'Brigado tio, você é legal!'.

Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel rodeia de verdade, e fazemos de conta que não percebemos!


Gostou desta postagem, deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter Assine nossa Newsletter Siga-nos diHITT Facebook Twitter

11 comentários:

  1. Maria Ap. Nascimento11 de abr. de 2010, 14:07:00

    Rapaz que linda postagem voce nos trouxe.
    Compartilhar uma beleza destas, é como dividir o pão que comemos, as palavras aqui encontradas nos direciona a pensar, pensar, e pensar sobre todas nossas ações, e talvez tentar corrigir algumas para assim podermos ser mais solidários.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta oportunidade de reflexão pois é nestes momentos que paramos para ver que existem pessoas muito mais necessitadas do que eu,obrigada por esta oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Mad,

    Simplesmente emocionante essa história.

    Nossa! Se pararmos para pensar, perceberemos que temos muitas crianças que vivem neste mundinho virtual dentro de suas próprias casas.

    Após ler o texto, parei para analisar e refletir sobre o verdadeiro significado de virtual, e percebi que o virtual não é somente a tela de um computador, mas tudo aquilo que temos, mas que não podemos alcançar...

    Mad, esse texto serve de reflexão para nossas vidas, pois muitas vezes vivemos numa virtualidade e não nos damos contas disso.

    Excelente!

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  4. Apenas Linda

    Todas as palavras valem por seus significados para identificarem uma grande lição de vidas
    Parabens

    ResponderExcluir
  5. Alexandre Cleming Forsatty12 de abr. de 2010, 19:41:00

    Comentar esta postagem é ter a certeza de que esta lição de vida realmente tocou nosso coração.
    O que poderiamos fazer para mudar esta realidade.
    Agradeço a voce pelo lindo trabalho que vem realizando neste belo espaço que possuí um título bem sugestivo chamado Poesias e Fatos.
    Parabens

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela iniciativa em compartilhar esta linda mensagem que claramente nos direciona a uma reflexão.
    Bela lição de via
    Grato

    ResponderExcluir
  7. Amigo querido

    Como posso deixar de gostar de alguém que nos trasmite tanta emoção em suas postagens, é dificil encontrar alguem assim como voce.
    Independente de ser apenas mais um blogueiro, voce é uma pessoa especial, que consegue contagiar muita gente com suas lindas postagens.
    Como esta, o conteúdo é realmente lindo, e apresenta claramente uma grande lição de vida, que por sua vez, dveria ser aprendida por muitos.
    Não podemos conviver com esta realidade, temos que dar as mãos e mudar este cenario tão doloroso.
    Confesso que amei esta postagem, que de fato é muito verdadeira.
    Um grande beijo amigo querido
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Oi Mad

    Apesar de estar meio ausente, resolvi conferir sua indicação

    Confesso que adorei sua postagem, nossa vida é tão virtual que as vezes esquecemos daqueles que tambem vivem esta realidade, mas com uma diferença, para nós virtual é fantasia; para eles é realidade.
    Grande lição de vida.
    Valeu
    Juca

    ResponderExcluir
  9. Que história linda e comovente
    Podemos perceber nestas linhas que, se olhassemos para o lado, veriamos o quanto nossas crianças precisam de todos nós, é bem verdade que muitos nem se quer se preocupam com fatos como este, mas se cada um fizesse um pouquinho que fosse esta realidade ficaria no passado.
    Adorei o que voce tentou nos mostras com esta mensagem
    Joca

    ResponderExcluir
  10. Linda e bela lição de vida
    Devemos sempre buscar o entendimento com nossos irmãos, não importando quais dificuldades encontraremos pela frente.
    Este texto nos mostra claramente isto, só depende de começarmos a agir para melhorar este nosso mundo
    Parabens

    ResponderExcluir
  11. Uma grande lição de vida, parabens pela linda mensagem

    Francisco

    ResponderExcluir

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS
- Não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de discriminação, racismo, ou apologias.
- Não coloque links nos comentários.
- Faça seu comentário relativo ao artigo apresentado.
- Grato pela compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Web Analytics