Música no aprendizado das crianças
Estudo mostra que aquelas que têm aula de música melhoram seu desenvolvimento cognitivo. Veja outros benefícios que essa disciplina pode fazer para o seu filho.
Qual criança (ou adulto) não fica fascinada ao ouvir uma música de que gosta? Mas além do prazer que proporciona, ela contribui - e muito - para o aprendizado do seu filho. Um estudo realizado pela Long Island University, nos Estados Unidos, comprovou esse benefício. A pesquisa foi feita em duas escolas americanas. Um grupo estudava piano formalmente, por um período de três anos consecutivos, enquanto o outro nunca teve aula de música. O resultado sugeriu que as crianças que aprendiam música tinham melhor vocabulário que as demais.
A alfabetização da criança se processa em códigos, ao juntar as letras para formar uma palavra e assim associar seu significado com o significante. A psicopedagoga Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), explica que o mesmo acontece na música. “A leitura musical é feita por meio de outros códigos, e a criança precisa aliar a leitura das notas com o ritmo, a melodia”, diz. Além disso, tem a matemática. Noções de quantidade interferem muito na formação das notas musicais.
Por esse fator, afirma Quézia, crianças que passam pelo processo de alfabetização musical ampliam suas possibilidades de lidar com códigos, sejam verbais ou não. “Como têm as funções cerebrais mais estimuladas, elas aumentam suas possibilidades para adquirir conhecimento.”
Além disso, esse aprendizado também pode facilitar a concentração e a identificação de diferentes vozes num ambiente barulhento, como destaca um estudo da Northwestern University, de Illinois, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, a habilidade de perceber diferentes padrões de som, como diferentes vozes que falam ao mesmo tempo, é estimulada pelo estudo de música. Sem falar que também fica muito mais fácil para a criança se concentrar numa leitura mesmo que não esteja num lugar muito silencioso.
Paciência e persistência
Sabe aquela ansiedade do seu filho de querer tudo para agora? Ao aprender a tocar um instrumento, por exemplo, ele vai perceber que nem tudo acontece tão rápido. “A música é uma das coisas mais difíceis e demoradas para aprender. Quando um aluno começa a estudar e quer sair tocando, muitas vezes até pensa em desistir. Logo, ele aprende que é preciso esforço, treino, perseverança”, afirma André Barreto, professor e coordenador da área de música da Escola Suíço-Brasileira (SP).
Para o professor, crianças que têm contato com a música são mais flexíveis, lidam melhor com imprevistos, frustrações e têm mais rapidez para raciocinar e agir. “Elas ficam mais preparadas para a vida”, diz.
(Fonte: Revista Crescer)
Mad,
ResponderExcluirSensacional a sua matéria.
A música é super importante na formação dos nossos filhos, pois além de fazê-los mais sensíveis ao som, permite-lhes que eles possam desenvolver uma ampla capacidade de aprendizado em diversas áreas.
É necessário, porém, que esse estudo inicie-se desde a tenra idade, para que as crianças comecem a identificar-se com os sons, com os instrumentos, e a partir de então irão definir em qual campo deverão atuar.
Muitos começam pela música, mas depois percebem que a sua aptidão maior é outra... Seja a dança, o teatro, o cinema, ou até mesmo as áreas exatas, que têm tudo a ver com os sons desde os primórdios...
Maravilha meu amigo.
Parabéns pela belíssima abordagem.
Bjs.
Ro.
Ola Mad
ResponderExcluirAchei muito interessante sua postagem
Ela nos mostra o que pode influenciar o aprendizado de uma criança.
Sabemos que tudo o que fazemos ou mostramos aos filhos eles aprendem com muita rapidez e levam para sua vida.
Este assunto é muito saudável, e vem de encontro a nossas expectativas de mostrar aos filhos o que realmente é bom
Parabens
Cicero
Ola querido Mad
ResponderExcluirPassei para parabenizá-lo pela postagem
Entendo que muitas crianças reproduzem seus aprendizados no futuro e esta é uma boa dica para utilizarmos a música para conduzí-los por esta jornada.
Tudo é influenciável a nossas crianças quando pequenas, então vamos mostrar a eles que as coisas boas devem ser seguidas deixando as ruins de lado
Adorei o texto
Beijos
Maria
Ola Camarada
ResponderExcluirQue postagem interessante
Tudo o que podemos fazer por nossas crianças é oferecer aquilo que somente faz bem para elas.
É bem verdade que não podemos impor situações a fim de se evitar transtornos futuros, mas a música com certeza é uma das melhores opções.
É sempre bom passar por aqui atendendo seu convite, encontro sempre postagens interessantes.
Valeu camarada Mad
Até mais
Max
Olá Mad,
ResponderExcluirGostei muito do teu texto. Penso também que a música é muito importante no desenvolvimento geral das crianças. Desperta e equilibra a sua sensibilidade.
Grande abraço
Luísa
Olá querido amigo Mad,
ResponderExcluirParabéns pelo post.
Excelente texto.
Endosso tudo o que a amiga Rosana escreveu. Foi perfeito o comentário dela.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian
Realmente as crianças adoram música, até bebezinhos, que fazem aquelas dancinhas, abaixadinho...rs
ResponderExcluirA música é fundamental na vida da gente.
Muito legal seu artigo.
bjs
Olá! saudades
ResponderExcluirOlha, concordo com essa proposta de utilização da música para desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças.
Acrescento aulas de teatro. Minha filha, quando pequena a pus por anos no teatro infantil.
Foi maravilhoso. Hoje é uma adulta comunicativa, interativa, inteligente e nem um pouco tímida.
beijos, Maria Souza - Porto Alegre - RS
Madresgate,
ResponderExcluirMuito interessante sua matéria.
Toda forma de terapia infantil utilizada para o aprimoramento da aprendizagem é bastante eficiente para o bom desenvolvimento das crianças, e com isso o seu aprendizado em todos os ângulos será muito mais rápido e produtivo.
Os pais devem sim incentivar seus filhos a estudarem algum tipo de instrumento ou dança, mas nunca forçá-los a nada, pois isso também pode causar um grande trauma nesta criança, que, muitas vezes, vem transparecer após longo tempo.
Parabéns pelo post.
Abraços.
Paulo.
é um aprendizado para os adultos tbm, amúsica é uma formar de aprender as Escrituras.
ResponderExcluirA Bíblia diz em Colossenses 3:16 “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.”
Excelente o seu artigo.....
um abraço
Sem dúvida a música é importante na vida de todos nós não só das crianças. Mas é ótimo começar cedo neste maravilhoso mundo que é a música.
ResponderExcluirAbraço
Evandro
Também concordo, e música é bom pra tudo né?
ResponderExcluiròtima matéria
ResponderExcluirmeu filho estuda sempre ouvindo
músicas orientais, bem calmas.
bjs
Parabens por seu artigo
ResponderExcluirAlém de muito interessante nos traz uma idéia do que podemos escolher para nossas crianças
A música certamente faz bem não só para elas como para nós, e é tambem uma grande fonte de inspiração
Adorei sua postagem
ResponderExcluirO assunto serve para enterdermos o que de fato é bom para nossas crianças.
Escolher alternativas para aumentar o aprendizado das crianças é uma tarefa difícil, e temos que fazê-lo com cuidado pois estas lições poderão ser para a vida toda.
Parabens
A educação brasileira geralmente se limita na literatura. Descobrindo novos recursos já ajuda o bastante. Só precisa investir mais. A comunicação depende de cada um.
ResponderExcluir